Capes anuncia corte de 75% da verba de custeio da Pós-Graduação

Em janeiro Deste ano o Governo Federal Já havia cortado 1/3 da verba do MEC, sem consulta à Comunidade de Professores e Cientistas e sem Aviso Prévio, Medida autoritária that deixou em checar a Capes, Assim Como Todas Universidades Federais como, Centros de Pesquisa , Colégios técnicos e Outras Instituições de ensino.

Agora, a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Instituição ligada Ao Ministério da Educação (MEC), comunicou a Redução em 75% no repasse do Programa de Apoio à Pós Graduação (PROAP) .

Recursos Com Os fazer PROAP, São Pagas passagens de Professores Externos parágrafo examinar bancas de mestrado e doutorado, passagens parágrafo Alunos e docentes participarem de Congressos, Tradução de Artigos e Manutenção de Equipamentos, Outros between. O corte em Seu Orçamento impossibilita a Mobilidade de Pesquisadores, uma Divulgação Científica e como Demandas assumidas Pelos Programas de Pós-Graduação não há SENTIDO de ofertar Melhores condições de Pesquisa EAo pós-graduandos.
A Capes informou that uma notícia Sobre o repasse de recurso Para o ano de 2015 foi informada Pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) AOS Programas de pós-graduação Nesta semana. Segundo a Capes, quanto Todas bolsas de Estudo Serao mantidas, Como ASSIM como cotas dos Programas. Além Disso, Que Disse, inicialmente, Serao liberados Recursos de custeio da Ordem de 25% do previsto originalmente alor Pará 2015 e that OS repasses Adicionais Serao avaliados Ao Longo do Segundo semestre.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou Que, devido Ao corte da verba de custeio, como Ira suspender Atividades de Pós-Graduação. O comunicado foi postado na quinta-feira (9), nenhum sítio oficial da Instituição. Desde o dia 28 de maio, a UFBA ESTÁ em greve e, Segundo OS that sindicatos representam OS docentes, sem Perspectiva de retorno as aulas.
De a Acordo com a UFBA, a Medida Não Tem "Antecedentes na História Recente de da pós-graduação brasileira" ea Instituição baiana encaminhou ofício à Diretoria da CAPES, solicitando o reexame da Medida adotada. Em contrapartida, uma universidade ESTÁ suspendendo o Empenho de Novos Valores de despesas "Até hum Melhor esclarecimento da Situação".

ATUALIZAÇÃO (2015/11/07 - 09h40)
Apos um forte Reação da Comunidade acadêmica Ao Primeiro comunicado anunciando o " corte ", o Secretário excecutivo fazer Ministério da Educação (MEC), Luís Cláudio Costa, em reuniao reitores OS com, afirmou that Nao ocorrerá um " corte "e sim Uma" Libertação de Valores em Tres parcelas, Sendo Que A Última Depende da retomada da arrecadação cabelo Governo ".

Acontece Que uma decisão da Capes foi Anunciada tardiamente, em hum momento em that como Instituições Já haviam assumido Compromissos Contando com OS Recursos fazer Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap). Além Disso, esse " contingenciamento "Imposto Pela Capes Acontece em hum momento de crise NAS principais Universidades Federais fazer país.

Deixando uma Questão de semântica de Lado, a Capes liberou Recursos de custeio de 25% do that foi previsto PARA O ano de 2015 EO restante Será assessed Ao Longo do Segundo semestre. Além Disso, um fez Uma Capes Orientação Para Que OS Programas reorganizem SUAS planilhas de Funcionamento.
A Capes, EntreTanto, frisou that como bolsas de Estudo Nao interrompidas Serao.
Compartilhar Google Plus

Autor Tribuna da Imprensa

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial