Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil

por | 20 out, 2022

Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa

1990, 2006, 2013 e agora 2022. Na noite desta quarta-feira, o Flamengo se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil após vencer o Corinthians nos pênaltis. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1 e nas cobranças de penais, o outrora criticado lateral Rodinei teve seu momento de herói, ao converter o sétimo pênalti e fechar o placar em 6 a 5.

O início do jogo foi de amplo domínio do Flamengo, que não demorou muito a abrir o placar. No sétimo minuto, Arrascaeta recebeu a bola aberto na esquerda e deu belo passe para Everton Ribeiro no centro da grande área. De primeira, o meia passou a Pedro, que tocou na saída de Cássio.

O domínio era tanto que, no momento em que abriu o placar, o Flamengo tinha 88% da posse de bola. Com isso, os donos da casa seguiram criando boas chances e estiveram próximos de ampliar o placar em pelo menos mais duas oportunidades. Aos 16, em chute de Arrascaeta e um minuto depois, em cabeçada de Pedro.

A partir dos 30, o jogo ganhou ares mais equilibrados e o Corinthians, que já ameaçara aos 12, esteve perto de empatar com Yuri Alberto, pouco antes de o árbitro determinar o fim da primeira etapa.

O equilíbrio dos minutos finais da primeira etapa foi mantido durante todo o segundo tempo. Sendo assim, alteraram-se em boas chances Gabi, Arrascaeta, Roger Guedes e Yuri Alberto ao longo dos primeiros 30 minutos. Com isso, tanto o Flamengo poderia aumentar a vantagem quanto o Corinthians empatar.

E quem se deu melhor na parte final do tempo regulamentar foi o clube paulista. Aos 36 minutos, após bate-rebate na área, Giuliano empatou e deu números finais.

Nos pênaltis, Fabio Santos marcou para os visitantes e Cássio pegou o primeiro rubro-negro, batido por Filipe Luís. Em seguida, Giuliano e David Luiz converteram, Renato Augusto e Léo Pereira também. Aí Fágner carimbou o travessão e Éverton Ribeiro empatou a disputa. Logo após, Yuri Alberto e Gabigol acertaram e levaram a disputa para as cobranças alternadas.

Nelas, MAycon e Cebolinha marcaram e Mateus Vital isolou. Com isso, coube ao contestado Rodinei bater o sétimo pênalti para o Flamengo. O lateral cobrou com grande categoria e fez o Maracanã explodir em festa com a quarta conquista rubro-negra da Copa do Brasil.