Da Agência Reuters
Os chefes da Otan e da Comissão Europeia voaram nesta sexta-feira para uma plataforma do Mar do Norte para discutir a segurança de suprimentos e infraestrutura, uma visita que destaca a importância da Noruega para os embarques de gás desde a invasão russa da Ucrânia.
A plataforma Troll A extrai gás do maior campo de gás da Noruega. Após uma queda nos fluxos russos, o país nórdico tornou-se no ano passado o maior fornecedor de gás para a União Europeia.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram sobre a proteção da infraestrutura e do fornecimento de gás para a Europa com o primeiro-ministro Jonas Gahr Stoere e o CEO da Equinor, Anders Opedal.
A segurança nas instalações de energia norueguesas aumentou após as explosões nos gasodutos Nord Stream em 26 de setembro no Mar Báltico, com aliados da Otan fornecendo apoio militar.
A infraestrutura de energia da Noruega é vital, mas vulnerável devido ao seu tamanho, envolvendo milhares de quilômetros de gasodutos, além de cabos de energia e internet, disse Stoltenberg a repórteres a bordo da Troll A.
“É claro que não podemos proteger cada metro dessa infraestrutura o tempo todo”, afirmou Stoltenberg.
“Mas o que fazemos é intensificar… a troca de informações de inteligência (e temos) um monitoramento mais próximo da infraestrutura. Aumentamos nossa presença com mais capacidades militares.”
Confira outras notícias da editoria GEOPOLÍTICA clicando aqui.