Claudio Fernandes e Niviane Carneiro, da Tribuna da Imprensa
Quarenta dias após o TSE anunciar que Luiz Inácio Lula da Silva vencera o segundo turno das eleições presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro recebeu apoiadores no Palácio Alvorada e deu uma resposta a eles e às pessoas que, desde 30 de outubro, ocupam as portas dos quartéis em todo o Brasil contestando a lisura do pleito e pedindo que as Forças Armadas tomem alguma atitude.
Confira os principais trechos do discurso:
UNIÃO DAS FORÇAS ARMADAS
Entre as minhas funções garantidas na Constituição, uma delas é é ser o chefe supremo das Forças Armadas. As Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo. Sempre disse ao longo desses quatro anos, que as Forças Armadas são o último obstáculo para o socialismo. As Forças Armadas, tenho certeza, estão unidas. As Forças Armadas devem lealdade ao nosso povo. respeito à constituição e são um dos grandes responsáveis pela nossa liberdade.
O SILÊNCIO
Alguns falam do meu silêncio. Se eu dissesse “bom dia” há algumas semanas, tudo seria deturpado. Tudo seria distorcido. Todos nós sabemos o que aconteceu ao longo destes quatro anos, ao longo do período eleitoral e o que foi anuciado pelo TSE. Nós estamos lutando pela liberdade até dos que nos criticam. O Brasil não precisa de mais leis. O Brasil precisa de leis que efetivamente sejam cumpridas. Estamos vendo acontecer, dia após dia, absurdos acontecerem aqui em nossa pátria.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Dá pra gente cada vez mais trazer pessoas que fiquem ao nosso lado. Até aqueles que sejam completamente diferente de nós. Defendemos o direito dessa pessoa falar o que bem entender. Nós devemos trazê-las para o nosso lado. O lado da verdade, da honestidade, do respeito, da família, da liberdade de expressão e religiosa. Somente assim podemos ter o Brasil realmente grande para todos nós.
MOMENTO DO BRASIL
Hoje estamos vivendo um momento crucial. Estamos em uma encruzilhada. Quem decide o meu futuro, para onde eu vou, são vocês (o povo). Quem decide para onde vão as Forças Armadas são vocês. Quem decide para onde vão a Câmara e o Senado são vocês também.
Se temos críticas? Erramos! Não tivemos o devido cuidado para escolher a pessoa certa, mas as coisas vão mudando. Nada como o tempo para fazer cada um de nós melhor. Eu só posso ser feliz se cada um de vocês forem felizes. E devemos pensar exatamente dessa maneira.
O FUTURO
Qual o futuro do Brasil? Não vou falar do outro lado político, mas qual o futuro do Brasil. O que aconteceu? Porque chegamos a esse ponto? Demoramos a acordar? Nunca é tarde para acordarmos e sabermos a verdade. Logicamente quanto mais tarde você acorda, mais difícil é a missão. Não é “eu autorizo” não. É “O que eu posso fazer pela minha pátria”.
Não se pode jogar a responsabilidade para uma pessoa. Eu sou exatamente igual a cada um de vocês que está aqui. Temos sentimentos. Estamos aqui por algo divino. Não tem outra explicação. Estamos sendo provados aqui na Terra. E a provação não é fácil. Estou a praticamente 40 dias calado. Dói, dói na alma.
Nunca vi no mundo o povo ir à rua para um presidente ficar. Eu vi ao longo dos meus 67 anos o povo ir à rua para tirar presidente. Nunca vi para ficar. Todos nós aqui temos familia. Tenho uma filha de 12 anos. Conheço o temor de muito de vocês e não é diferente do meu temor. Não podemos esperar chegar lá na frente e olhar pra trás e dizer o que eu não fiz lá atrás fez chegar nessa situaão de hoje. O tempo voa, cada minuto é um minuto a menos. Vamos fazer a coisa certa. Diferentemente de outras pessoas. Vamos vencer.
Confira outras notícias da editoria POLÍTICA clicando aqui.