Da Agência Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa para o comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo mensagem ao Senado, a quem cabe analisar a indicação, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A indicação vem um dia depois da publicação no DO de decreto assinado por Lula que tira a Abin do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), tradicionalmente comandado por um militar, e coloca o órgão de inteligência na estrutura da Casa Civil da Presidência da República.
Corrêa dirigiu a Polícia Federal de 2007 a 2011, período que englobou o segundo mandato presidencial de Lula e o início do primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois, de 2011 a 2016, foi o responsável pela segurança da Olimpíada de 2016, disputada no Rio de Janeiro.
No primeiro mandato de Lula, o indicado à Abin também foi secretário nacional de Segurança Pública de 2003 a 2007.
As mudanças na Abin vêm quase dois meses após os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, quando aconteceu depredação do Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Confira outras notícias da editoria POLÍTICA clicando aqui.