O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) informou nesta segunda-feira que uma onda de frio desabará as temperaturas em boa parte do país nesta semana. Geada na Campanha Gaúcha, neve em Santa Catarina e na Serra Gaúcha, muito frio adentrando na Região Centro-Oeste e ventos cada vez mais fortes no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Tudo isso em decorrência da formação e deslocamento de uma frente fria pelo território nacional. Outras consequências previstas são chuvas fortes em áreas do Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais e em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro.
A preocupação não para por aí. O Inmet e a Marinha divulgaram uma nota conjunta na qual informam haver “condições favoráveis para a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 36°S 042°W, aproximadamente 530 milhas náuticas (980 km) ao sul da costa do estado do Rio Grande do Sul, com rápido deslocamento para sudoeste e posterior deslocamento para oeste/noroeste, a partir de 16 de maio”.
A nota informa ainda que, caso as condições atmosféricas persistam, o sistema deverá ser classificado como “tempestade subtropical”. “A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos de até 55 nós (100 km/h) no entorno do ciclone, principalmente nos setores leste e sudeste desse sistema, até a noite do dia 16 de maio”, complementa a nota.
Informações meteorológicas podem ser visualizadas também por meio do aplicativo Boletim ao Mar, disponível para download para os sistemas Android e iOS.
Segundo o Inmet, a madrugada de terça-feira terá formação de geada no norte de Santa Catarina e em grande parte do Paraná e no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, podendo ser forte no centro e sul do Paraná.
O instituto prevê queda mais acentuada nas temperaturas de áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como no sul da região Amazônica.
“No decorrer do dia, um ciclone extratropical avança próximo ao litoral do Rio Grande do Sul intensificando ainda mais os ventos no sul e leste do estado. As rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades do extremo sul do Rio Grande do Sul”, complementa o Inmet.
Ainda segundo o instituto, a massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana.